Passar para o Conteúdo Principal

Melancia

melancia

A Melancia é dos frutos mais característicos do verão, sendo bastante apreciada pelo seu sabor, doce e refrescante. Contudo, além de um paladar agradável, existem muito mais benefícios associados ao seu consumo.
Em Portugal, é produzida essencialmente no Ribatejo, Alentejo e na zona de Idanha-a-Nova, Encontrando-se normalmente disponível de Julho até Setembro, em diferentes variedades que se distinguem pela cor exterior e pela forma.
Como a maioria das frutas de verão, a melancia, é constituída por 94% de água, sendo por isso uma excelente fonte de hidratação em pleno verão. É uma fruta pouco calórica e rica em vitamina e minerais. Apresenta por 100g de peso edível cerca de 26 Kcal. Este valor pode variar ligeiramente nas várias variedades de melancia existentes.
Uma taça de melancia (154g) fornece 21% de quantidade de Vitamina C recomendada diariamente para um adulto. Fornece também cerca de 18% da quantidade recomendada diariamente para um adulto de Vitamina A e diversas outras vitaminas e minerais. Fornece ainda 173mg de potássio, cerca de 5% das recomendações diárias. Este mineral é essencial na regulação da pressão arterial e na manutenção da saúde cardiovascular.
A melancia é também rica em antioxidantes, como o licopeno e o betacaroteno. É a fonte de licopeno por excelência, sendo mais rica neste nutriente do que frutos como o tomate, a goiaba ou a papaia. Os licopenos em conjunto com os carotenoides e vitamina C presentes na melancia são importantes agentes na proteção celular estando relacionados com a redução do risco de certos tipos de cancro, quando associados a uma alimentação equilibrada.

 

COMO ESCOLHER UMA BOA MELANCIA:

  • Deve ser uniforme, simétrica e pesada para o seu tamanho;
  • A casca deve ser firme e cerosa, sem apresentar fendas, cortes ou amolgadelas;
  • Ao bater com os nós dos dedos na melancia, esta deve produzir um som abafado;
  • Deve apresentar uma zona amarelada (onde esteve apoiada no solo, durante o amadurecimento.

 

COMO CONSERVAR A MELANCIA:

Quando inteira, a melancia pode ser conservada à temperatura ambiente durante 1 mês. Uma vez aberta, deve ser armazenada no frigorífico e consumida em poucos dias. Se preferir, pode também prepará-la e congela-la.
Para beneficiar ao máximo das suas propriedades nutricionais prefira sempre produtos da época.

Composição Nutricional Por 100g Edíveis
Energia (Kcal) 26 Kcal
Lípidos (g) 0.2g
Hidratos de carbono (g) 5.5g
Fibra (g) 0.3g
Proteínas (g) 0.4g
Vitamina C (mg) 4mg
Vitamina A (µg) 50µg
Potássio (mg) 100mg
Magnésio (mg) 12mg

Tabela da Composição dos Alimentos Portugueses - Instituto Ricardo Jorge

 

Bibliografia:

  • Programa Nacional Promoção Alimentação Saudável. Nutrimento. “MELANCIA – PARA COMER DURANTE TODO O VERÃO”. Disponível em: https://nutrimento.pt/noticias/melancia-para-comer-durante-todo-o-verao/
  • Porto A, Oliveira L. “Tabela da Composição dos Alimentos”, 1ª edição. Centro de Segurança Alimentar e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Lisboa 2007