Festival “Serranias, Sabores e Tradições”, volta a organizar concurso fotográfico

20 Setembro 2019

A 5ª edição do festival “Serranias - Sabores e Tradições”, em Soutosa, Moimenta da Beira, ainda não tem data marcada (deve realizar-se no primeiro fim-de-semana de novembro), mas o concurso fotográfico “Olhares”, que integra o programa, já se anuncia aos participantes. Se estiver interessado, leia o Regulamento. E participe!

O “Serranias” é organizado pelas Associações de Soutosa, Peva, S. Martinho e Segões, com o apoio dos “Baldios Terras de Aquilino Ribeiro”, da União das Freguesias de Peva e Segões e da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Regulamento/2019
Concurso de Fotografia “Olhares”

ENQUADRAMENT0
O concurso fotográfico “ OLHARES “ integra-se no 5º evento “Serranias Sabores e Tradições“.

1 – OBJETIVOS: O concurso tem como objetivo o incentivo à criação fotográfica, enquanto forma de expressão artística e pretende ser um desafio à criatividade daqueles que gostam e dedicam tempo ao prazer de captar e fixar imagens.

2 – TEMA: Não é definido qualquer tema para o concurso, pelo que os concorrentes são livres de apresentar as suas fotos com o tema que mais lhe agradar, contudo, têm que incidir, obrigatoriamente, nos concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nove de Paiva.

3 – PARTICIPANTES: Pode participar qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos exceto os envolvidos na organização.

4 – CONDIÇÕES TÉCNICAS: 4.1 - Cada concorrente pode submeter a concurso quatro fotografias em formato digital. Só serão aceites ficheiros JPEG. O nome do ficheiro digital de cada foto incluirá os itens ”nome do autor” “título da foto”, e “local da captação da fotografia”. Por exemplo: António Silva - Em viagem – Soutosa; 4.2 – Não são admitidas fotos resultantes de montagens ou manipulação de imagem ou que incluam molduras, assinaturas, datas ou outros dados ou efeitos inseridos sobre a imagem. a) Os trabalhos poderão ser a cores e/ou a preto-e-branco; b) Só serão aceites trabalhos que não tenham sido premiados noutros concursos; d) As obras fotográficas deverão ser enviadas na melhor qualidade possível, com uma dimensão mínima de 1800 X 1600 pixels (a 300dpi), em formato JPEG.

5 – PARTICIPAÇÃO: 5.1 – Os trabalhos a concurso devem ser enviados por correio eletrónico para o endereço fotodemo2015@gmail.com designando no assunto “Concurso de Fotografia OLHARES”. Na mensagem deverão constar, obrigatoriamente, os seguintes dados pessoais do concorrente/autor das fotografias: nome completo; idade; morada completa, incluindo o código postal; endereço de correio eletrónico e telefone ou telemóvel. 5.2 – O autor tem de disponibilizar os originais se assim lhe for solicitado pelo júri para que permita a sua impressão em formato A3, a qual deverá ser fornecida até 5 (cinco) dias após solicitação, sob pena de exclusão do concurso no caso de incumprimento deste requisito.

6 – PRAZO DE ENTREGA DOS TRABALHOS: A receção dos trabalhos decorre até ao dia 23 de outubro.

7 – JÚRI: 7.1 – O júri será presidido por dois elementos da organização e outro elemento ligado à área da fotografia. 7.2 – Das decisões do júri não haverá recurso. 7.3 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos por deliberação do júri.

8 – PRÉMIOS: 8.1 – Serão distinguidos três trabalhos cujos prémios serão: 1º prémio, 250 €; 2º prémio, 100 €; 3º prémio, 50 €. 8.2 – Todos os concorrentes presentes na cerimónia da entrega de prémios receberão um certificado de participação. 8.3 – O júri reserva-se o direito de não atribuir qualquer dos prémios previstos no regulamento, caso considere que as fotografias recebidas não apresentem qualidade exigível.

9 – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO CONCURSO E ENTREGA DOS PRÉMIOS: 9.1 - Os concorrentes serão, oportunamente, notificados dos resultados por correio eletrónico e informados sobre a hora, o dia e o local da cerimónia de entrega dos prémios.

10 – DIREITOS DE AUTOR: 10.1 – Todos os trabalhos passarão a fazer parte do acervo de imagem do arquivo da organização do evento. 10.2 – A organização do Evento “ Serranias Sabores e Tradições “ reserva o direito de expor, publicar ou reproduzir quaisquer dos trabalhos premiados e não premiados, salvaguardando sempre a indicação do autor. 10.3 – O participante é o legítimo autor da imagem enviada, não violando os direitos de qualquer outra pessoa.

11 – DISPOSIÇÕES GERAIS: 11.1 – A participação no concurso presume a aceitação expressa das disposições contidas neste regulamento. 11.2 – Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados à organização através do mail fotodemo2015@gmail.com