Faleceu o Cónego Sousa Pinto, funeral é hoje em Vila da Rua

12 Julho 2019

Faleceu ontem, 11 de julho, com 90 anos, o Cónego Sousa Pinto. O funeral é hoje, sexta-feira, 12 de julho, às 18 horas, a partir da Igreja Matriz de Vila da Rua, Moimenta da Beira, onde será celebrada missa de corpo presente.

Natural de Vide, freguesia de Vila da Rua, onde nasceu a 10 de junho de 1929, o Cónego António Sousa Pinto foi professor nos Seminários Menor de Resende e Maior de Lamego, e exerceu ainda a docência no Externato Infante D. Henrique e na Escola Duarte Madeira Arrais, em Moimenta da Beira.

0rdenado padre a 15 de Agosto de 1957, foi-lhe atribuída em 26 de novembro de 1966 a responsabilidade na Paróquia Leomil, tendo exercido simultaneamente, com esta, a paroquialidade de Moimenta da Beira e Alvite. Foi também pároco de Ariz e de Aldeia de Nacomba, nunca deixando Leomil. Assumiu ainda, por diversas vezes, a responsabilidade de Arcipreste neste concelho, tendo sido também Vigário da Zona do Távora.

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, lamentou profundamente o seu desaparecimento, e endereça à família e a todos os paroquianos os seus mais sentidos pêsames, sublinhando a importância da personalidade do Cónego Sousa Pinto que marcou incontestavelmente muitas gerações. “Figura distinta do nosso meio eclesiástico, merecedor do respeito por parte do município e do seu povo, pela sua vida de entrega, de trabalho às causas da Igreja, na valorização espiritual dos crentes, no contexto da sua ação social, no exercício da responsabilidade de formação eclesiástica, como gestor eclesiástico e como professor que foi”, destacou.