Passar para o Conteúdo Principal

Uma lição sobre “A Tabela Periódica no Espaço” do académico e químico Paulo Ribeiro Claro

1 1 1024 800
23 Junho 2019

Foi uma “aula” brilhante (e esclarecedora) que comemorou os 150 anos da criação da Tabela Periódica dos Elementos Químicos dada este sábado, 22 de Junho, em Moimenta da Beira, pelo professor do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, Paulo Ribeiro Claro. Tudo no âmbito do ciclo de conferências “Ciência & Astronomia”, organizado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, sob a coordenação científica de Paulo Sanches, que encerrará no próximo dia 6 de julho, comemorando os 50 anos da primeira aterragem do homem na Lua (missão Apollo 11), com Miguel Gonçalves, Comunicador de Ciência e responsável pelo programa “A Última Fronteira”, na RTP, e a palestra “Lua: pegadas, interrogações, estória e dádivas”.

O químico e académico de Aveiro apresentou a comunicação “A Tabela Periódica no Espaço: átomos e moléculas pela luz das estrelas” para um público entusiasmado que se sentou nas cadeiras do auditório municipal e que no fim interagiu muito com o conferencista, questionando-o, tirando dúvidas e aprendendo.

Paulo Ribeiro Claro, que nasceu em Viseu (1960), é professor associado com agregação no Departamento de Química da Universidade de Aveiro e membro do Laboratório Associado “CICECO – Aveiro Institute of Materials”. Licenciou-se em Química – ramo Científico (1984) e obteve o Doutoramento em Ciências – Estrutura Molecular (1987) na Universidade de Coimbra.

É autor/co-autor de cerca de 140 artigos científicos em revistas internacionais da especialidade e co-autor de um manual universitário. O seu principal interesse científico atual é a Estrutura Molecular e Supramolecular, através da espectroscopia vibracional e da química computacional. Leciona disciplinas na área da Química-Física e orienta estudantes de mestrado e doutoramento na mesma área.

Também se dedica à Divulgação e Comunicação de Ciência, tendo sido responsável pela organização das “Olimpíadas de Química”, e com participação ativa no desenvolvimento de demonstrações de química (“Química por Tabela”/Fábrica CCVA), na apresentação de cafés de ciência, na organização de debates arte-ciência (“Havíamos de Falar Disso”), e teve colaboração regular em programas de rádio (“Eureka!”/TSF e “Click!”/Antena 1). Foi o investigador responsável pelo projeto multimédia “A Química das Coisas”/RTP2/SicK.

2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14