Passar para o Conteúdo Principal

Alunos de Moimenta da Beira vencem prémio nacional com vídeo sobre Astronomia

1 1 1024 800
03 Junho 2019

Tomás Dias, Rodrigo Frias, João Pereira e Duarte Antunes, alunos do 7º Ano e do Clube das Ciências do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, venceram um prémio nacional com o vídeo “Luz e Astronomia” (ou "Não é Grave... É Relativo") que produziram para o projeto educativo “Eddington e o peso da luz”, promovido pela Ciência Viva.

Por terem conquistado este galardão, que teve a concurso outras escolas portuguesas e ainda do Brasil e S. Tomé e Príncipe, os quatro alunos irão participar no “Ciência 2019”, o maior Encontro de Ciência e Tecnologia que se realiza em Portugal, e que decorrerá de 8 a 10 de julho em Lisboa. Serão acompanhados por Paulo Sanches, professor da escola, responsável pelo Clube das Ciências e grande impulsionador e criador de iniciativas ligadas à ciência e astronomia de que se destaca a concentração de telescópios que, de dois em dois anos se realiza em Moimenta da Beira, e é a maior de todas as que se realizam em território português.

O projeto “Eddington e o peso da luz” está inserido no âmbito da comemoração dos 100 anos da expedição de Eddington a S. Tomé e Príncipe, onde fotografou o eclipse solar que ocorreu a 29 de maio de 1919, no qual foi possível observar a curvatura dos raios luminosos das estrelas, provocada pela deformação do espaço à volta do Sol, tal como Einstein previra na sua Teoria da Relatividade Geral.

Visualizar o vídeo premiado aqui

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title