Moimentense nomeado Cônsul Honorário de Portugal em Manaus, Brasil

12 Abril 2019

Nasceu na freguesia de Paçô, concelho de Moimenta da Beira (a mulher tem ascendência em Vide, outra aldeia moimentense), e acaba de ser nomeado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Cônsul Honorário de Portugal em Manaus, cuja área de jurisdição abrange os estados de Amazonas, Acre e Roraima, 21 vezes o tamanho de Portugal.

António Humberto de Matos Figueiredo, o novo Cônsul, estudou na Escola Secundária de Moimenta da Beira e formou-se professor na Escola de Magistério Primário de Lamego. Antes de rumar ao Brasil deu aulas em Leomil, Alvite, Freixinho e Cabriz, além de ter trabalhado no curso de alfabetização de adultos em Moimenta da Beira.

Emigrou em 1988 para Manaus, direcionando a sua vida para a atividade empresarial ligada ao ramo farmacêutico e hospitalar. Nesta cidade foi convidado pelo Hospital da Beneficente Portuguesa para fazer parte do seu quadro diretor, ficando responsável pela área de convénios (seguros de saúde) como Secretário-Geral e mais recentemente Vice-Presidente.

Integrado na vida da Comunidade Portuguesa presidiu o Conselho da Comunidade Portuguesa do Amazonas durante seis anos sendo responsável pela elaboração da comemoração do Dia de Portugal e de Camões na capital amazonense.

Em 2013 assumiu o cargo de Presidente do centenário Luso Sporting Club, tradicional agremiação luso-brasileira e ponto de encontro da comunidade portuguesa. Por fim, e para fazer jus às suas origens, fundou a Confraria dos Sabores Luso Amazónicos Grão Vasco, propondo-se promover a gastronomia e a cultura da Beira Alta.

Com a sua nomeação, está aberto um canal preferencial para os empresários da região de Moimenta da Beira com vista à realização de negócios com empresas do Estado do Amazonas. Recorde-se que a cidade de Manaus é o 2º maior polo industrial do Brasil, logo a seguir a S. Paulo, com um universo de oportunidades a serem exploradas.