Expodemo e a região Távora-Varosa na imprensa internacional

17 Outubro 2018
Dois dos 10 jornalistas e escritores de vinho estrangeiros que estiveram em Moimenta da Beira para visitar a região Távora-Varosa, no âmbito da Expodemo ’18, em meados de setembro passado, acabam de publicar reportagens da visita nos órgãos de comunicação onde trabalham e são colaboradores.

Marie Joanna Roginska, jornalista francesa e consultora de vinhos, champanhes e bebidas espirituosas, publicou no blog “Vin Wino wine” o trabalho que intitulou: “Région Tavora e Varosa au Portugal – Eldorado de Sparkling wines”.

José Ramón Carlón, jornalista espanhol, freelancer do Diário de Burgos e do Miami Herald Newspaper, apoiou-se em Paulo Nunes, eleito o enólogo do ano de 2017, que esteve na Expodemo, para publicar no Diário de Burgos: “Elaboro vinos imperfectos”.

Eram de sete nacionalidades os 10 jornalistas que estiveram na Expodemo ‘18: Hungria (Jozsef Kosarka); França (Marie Joanna Roginska); Estados Unidos da América (Michael Schaefer); Reino Unido (Neil Fairlamb); Eslovénia (Barbara Repovs); Espanha (José Ramón Carlón, Jesus Ledesma, Andres Alonso e Germán Camarero) e Portugal (Lisete Osório).

Chegaram a Moimenta da Beira a 13 de setembro, dia em que foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Ferreira, em sessão de boas vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e visitaram a Cooperativa Agrícola do Távora. O programa incluiu depois participações em provas vínicas, workshops gastronómicos, visitas ao centro histórico de Moimenta da Beira, à Fundação Aquilino Ribeiro e deslocações ao concelho de Tarouca que, tal como o de Moimenta da Beira, integra a região de vinhos Távora-Varosa. Os dez profissionais de comunicação social pertencem à Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Vinho (FIJEV).
Jantar Vínico no Solar Correia Alves, em Moimenta da Beira
Sessão de Boas Vindas pelo Presidente da Câmara Municipal no Salão Nobre dos Paços do Concelho