Passar para o Conteúdo Principal

Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro

imagem


imagem“A democracia implica a existência de cidadãos informados, com espírito crítico, habituados a procurar a informação e ideias, a escolher umas e a rejeitar outras, a falar, a expressar-se e a discutir […]. Isto é, cidadãos instruídos, educados e curiosos, capazes de se manterem em aprendizagem permanente ao longo da sua vida. Implica igualmente mecanismos sociais reguladores das desigualdades sociais: mecanismos económicos, mecanismos sociais, mecanismos culturais e educacionais. Ora a biblioteca pública é precisamente um desses mecanismos […] há indícios claros do papel que têm tido (as bibliotecas públicas) em termos de combate à exclusão social, na luta contra as desigualdades no acesso a bens culturais, informativos e de lazer. O seu papel tem sido também essencial na manutenção da identidade local das comunidades, numa sociedade cada vez com maior mobilidade social e maiores desenraizamentos.”

(CALIXTO, José António - As bibliotecas públicas portuguesas face aos desafios da sociedade da informação)

A Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro é, indubitavelmente, um serviço público prestado pelo Município de Moimenta da Beira. Os seus objectivos primaciais, enquadram-se dentro dos princípios e missões preconizados e defendidos pela UNESCO para as Bibliotecas de Leitura Pública, nomeadamente:

A informação: Assegurar o acesso de todos os cidadãos a todos os tipos de informação local, nacional e internacional, com profundidade e pertinência.

A educação: Promover e apoiar a educação individual e da comunidade local, e a auto-formação, assim como a educação formal a todos os níveis.

A cultura: Assumir o papel imprescindível como centro da cultura de Moimenta da Beira, promovendo o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelos hábitos de leitura.

O Lazer: Converter-se num espaço privilegiado de lazer, encorajando o aproveitamento construtivo dos tempos livres.

Clique aqui para vistar a nossa pagina do Flicker

Clique aqui para vistar a nossa pagina do Facebook