Passar para o Conteúdo Principal

"Feira de Tradições: o Ciclo da Lã na Nave" decorre este fim-de-semana, em Alvite

A 1 1024 800 1 980 2500
05 a 06 Ago 2017
Este fim-de-semana, 5 e 6 de agosto, decorre a "Feira de Tradições: O ciclo da Lã na Nave”, em Alvite, Moimenta da Beira, uma oportunidade única para reviver tradições e costumes, provar a gastronomia local e conhecer o artesanato típico desta freguesia e também da região, que é, a este nível, uma das mais ricas e genuínas. O evento volta a ser promovido pela associação de promoção social "Gente da Nave".

Acontece tudo pelo 9º ano consecutivo no Largo da Tulha, no centro de Alvite, que durante estes dois dias regressa literalmente ao passado. Stands com exposições de trabalhos produzidos manualmente e artesãos a trabalhar ao vivo vão dar a conhecer aquilo que de melhor ali se produz, desde a cestaria às meias de lã, das mantas de trapos às capuchas de burel, dos queijos às bolas de carne e ao pão. Este ano também com vários stands de empresas ligadas ao artesanato regional e empresas locais onde os visitantes poderão apreciar e adquirir aquilo que de melhor se faz nesta região.

Sobre o programa, destaque para sábado, a partir das 20h00, marcado por momentos de apreciação de uma série de sopas das várias instituições locais. E depois, para um tradicional "Serão", ouvindo e assistindo ao espetáculo com um grupo de música tradicional portuguesa.

No domingo, um sublinhado para o período da tarde, marcado, às 17 horas, pelo início do cortejo etnográfico em que todos os carros alegóricos terão como tema o "Ciclo da Lã". Durante o dia, a Casa Museu de Alvite estará de portas abertas aos visitantes.

Programa
5 agosto (sábado)
14h00 – Abertura da Feira de Tradições
18h00 – Apresentação da obra “O manto que estendi”, autoria de Maria Emília Santos, pelo Presidente da CM de Mtª da Beira, José Eduardo Ferreira
20h00 – Ceia dos Caldos, com a colaboração de todas as instituições de Alvite
21h30 – Note musical: Grupo de Cantares “Os Rabelos do Douro”

6 agosto (domingo)
14h00 – Reabertura da Feira de Tradições
17h00 – Mostra Etnográfica dos Usos e Costumes dos alvitanos
20h00 – Ceia Tradicional
21h30 – Noite Musical: Orquestra Cem Notas