Passar para o Conteúdo Principal

Queima do Velho 2008

20081223093207541357 1 980 2500
31 Dez 2008 a 01 Jan 2009
Entre connosco em 2009

Num percurso memorial de tradições que caracterizam e simbolizam a nossa identidade, a Câmara Municipal tem pugnado para que de forma espontânea a comunidade reactive as suas origens e expresse também a sua autenticidade em acções “sui géneris” da cultura popular.

As festa populares São Joaninas, foram um exemplo que marcou um novo ciclo da participação activa das nossas gentes, que se julgava perdida, mas que de forma audaz e peremptória agarraram o desafio de assumirem a organização das Festas de S. João, dando assim eco à coesão de um povo que deve ter por missão o fazer perdurar as tradições, através da sua envolvência.

No seguimento do esforço de se reabilitar práticas comunitárias, eis que surge mais uma conquista da recuperação da cultura popular, “ A Queima do Velho”. Uma acção que esteve adormecida durante alguns anos, mas que a autarquia em 2006 conseguiu com a envolvência dessa mesma comunidade, realizar e devolver aos seus protagonistas – as gentes de Moimenta.

É com grande regozijo que dizemos, que a Queima do Velho 2008 será organizada por uma Comissão Popular e apoiada pela Câmara Municipal, indício que o subconsciente colectivo não é alheio ao legado dos seus antepassados que, inequivocamente, reconhecem a importância da participação voluntária da comunidade no fomento deste nosso Património Cultural e Imaterial, por forma a que tenha continuidade nas gerações vindouras.

Convidamos, por esta via, a população a participar nesta vivência ritual “O ENTERRO DO VELHO“ de 2008, que, aos olhos de todos, cumprirá a tradição de deambular pelas ruas da Vila de Moimenta da Beira no dia 31 de Dezembro, auspiciando por um Ano Novo de 2009, pleno de felicidade e esperança no futuro.

O Sector do Turismo da Câmara Municipal de Moimenta da Beira