Caminhada solidária é já este domingo

08 Novembro 2012

Dois percursos pedestres (um urbano, pelo interior da vila, e outro peri-urbano, mais longo, por trilhos térreos do concelho) a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, vão realizar-se já depois de amanha, 18 de Novembro, um domingo que se espera solidário por uma causa nobilíssima. Haverá ainda um rastreio de saúde pela Unidade Móvel.

Dois percursos pedestres (um urbano, pelo interior da vila, e outro peri-urbano, mais longo, por trilhos térreos do concelho) a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, vão realizar-se no dia 18 de Novembro, um domingo que se espera solidário por uma causa nobilíssima. Haverá ainda um rastreio de saúde pela Unidade Móvel. O dia promete sol e bom tempo.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Moimenta da Beira em colaboração com o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro para quem reverterá, por inteiro, os três euros da inscrição. São também parceiros do evento o Agrupamento de Centro de Saúde do Douro Sul e a Rede Social de Moimenta da Beira.

A acção tem lugar duas semanas depois do peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Os dois percursos serão sempre acompanhados por técnicos do desporto da autarquia. A caminhada urbana não irá além dos dois/três quilómetros e partirá às 09h45 dos Paços do Concelho. Tal como a peri-urbana, que terá a meta instalada junto à praia fluvial da Barragem de Vilar, depois de percorridos cerca de oito quilómetros que deverão demorar perto de três horas. O regresso, esse será assegurado por autocarro.

O itinerário é o seguinte: Em Moimenta da Beira toma-se a Rua do Correio em direcção ao Bairro da Corujeira. Chegados ao centro de Arcozelo do Cabo virar à direita em direcção ao Hotel Verdeal e, no início da subida, entra-se em caminho de terra que dá acesso à EB1 de Admeios, ao lado do cemitério. Passa-se junto ao polidesportivo, em frente avista-se o cruzamento e entra-se novamente em caminho de terra. A 200 metros vira-se à esquerda, para baixo, e passa-se o rego de água e o pinhal. Já na Quinta do Freixieiro há uma subida de 2.800 metros e faz-se aqui uma pausa. Na Granja dos Oleiros, voltam a percorrer-se caminhos de terra em direcção ao Vilar. Então, a 1000 metros antes de chegar à estrada do Vilar, vira-se à direita até se chegar à estrada que vai do Vilar ao Penedo. Anda-se 50 metros e está-se no tal Penedo. Daqui é a descida final no sentido da praia fluvial para a zona da meta instalada junto do bar “Ar d´Rio”.

Se as condições climatéricas não o permitirem, as acções desportivas realizar-se-ão no Pavilhão Municipal.

As inscrições estão abertas até à hora das caminhadas, mas podem ser feitas antes na Câmara Municipal de Moimenta da Beira ou pelo email bancodevoluntariado@cm-moimenta.pt. Mais informações pelos telefones 254 520 070, 935 520 090 e 925 200 200.

• Percurso urbano
  • Caminhada 2