Expodemo: secretário de estado preside à sessão de abertura

16 Setembro 2014
O secretário de estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, preside na sexta-feira, 19 de setembro, às 18 horas, à cerimónia oficial de abertura da Expodemo – Mostra de Produtos, Actividades e Serviços da Região, junto aos Paços do Concelho, em Moimenta da Beira.

O certame decorrerá durante o todo o fim-de-semana no recinto envolvente ao edifício da Câmara Municipal que inclui espaços verdes e nobres, como a Praceta Comandante Requeijo e o Jardim do Tabolado.

A Expodemo é uma mostra com enfoque especial na maçã, um dos produtos-marca e símbolo da região de Moimenta da Beira que produz metade do fruto que o país consome. Mas é também um certame que alia, desde a sua edição de estreia, em setembro de 2012, a economia à cultura. Ao lado dos agentes económicos desenvolvem-se actividades culturais diversificadas, desde o teatro e a ópera de rua, às exposições de pintura e de escultura; dos espectáculos de multimédia aos grafitters, homens-estátua, etc.

19.09 (sexta-feira)
18h00 - Abertura oficial da Expodemo
Visita à Feira
18h30 - Inauguração da exposição do artista plástico Manuel Xavier
Átrio dos Paços do Concelho
19h00 - Inauguração do Pavilhão de S. Tomé e Príncipe
Danças pelos alunos santomenses da Escola Profissional
Actuação do músico santomense Tonecas Prazeres
19h30 - Provas de Vinho: Távora-Varosa, Douro e Dão
22h00 - Concerto “For Pete Sake”
23h30 - Concerto “SuperNova”

20.09 (sábado)
09h30 - Abertura dos expositores
09h30 - Jornadas Agro-Frutícolas Engº. Cartageno Ferreira
12h00 - Encerramento das Jornadas pelo Secretário de Estado da Agricultura
15h00 - Provas de Vinho: Távora-Varosa, Douro e Dão
16h00 - Festival de acordeão Victor Ferreira
17h30 - Actuação do músico santomense Tonecas Prazeres
22h00 - Espectáculo multimédia “Altar da maçã: do profano ao Sagrado” pela companhia de teatro “Artelier?”: ópera de rua, videomapping,
pirotecnia, actores e cenários suspensos no ar a sobrevoarem o público
23h00 - Djs “Caitas”, “Pedro Costa” e “Os Piratas”

21.09 (domingo)
09h30 - Abertura dos expositores
14h00 - Programa Somos Portugal, da TVI
15h00 - Provas de Vinho: Távora-Varosa, Douro e Dão
20h00 - Final do programa “Somos Portugal” e encerramento da Feira

Actividades a decorrer no recinto todos os dias:
Estátuas vivas, artes circenses, música ambiente, cuspidores de fogo, teatro, Marias Malucas, magia, graffiters, espaço infantil, tasquinhas com gastronomia regional, projecção de vídeos, demonstrações de showcooking pela Escola Profissional e Chef Paulo Cardoso, provas de maçã.