Passar para o Conteúdo Principal

Baixas temperaturas no fim-de-semana podem trazer neve às zonas altas do concelho

1 1 980 2500
03 Janeiro 2018
Dados apurados hoje pela “Ibermeteo”, uma empresa na área de consultoria no ramo de Meteorologia, mostram que o estado do tempo deverá sofrer novo agravamento na região de Moimenta da Beira na sexta-feira, dia 5, esperando-se depois descida da temperatura para o fim-de-semana de 6 e 7 de Janeiro. Tal irá ser causado devido à passagem de uma superfície frontal fria.

Na sexta-feira, dia 5, espera-se precipitação em geral moderada mas por vezes algo frequente, com acumulados que podem rondar os 15 a 20mm em 24horas. O vento também deverá soprar moderado, pontualmente forte, com o valor de rajada máxima a poder rondar/ultrapassar os 80km/h, em especial nas zonas mais altas da região, como Alvite, Peravelha, Serra de Leomil, Caria, S. Torcato e S. Martinho. Refira-se ainda que com o avanço da tarde/chegada da noite de sexta-feira se espera descida gradual da temperatura e cotas de neve, podendo já verificar-se queda de neve acima dos 800/900m de altitude ao fim da tarde/início da noite de sexta-feira. Deste modo, deverá nevar no fim da tarde de sexta-feira nos pontos mais altos da região, mais concretamente na Serra de Leomil. Durante a madrugada e dia de sábado as cotas de neve ainda deverão baixar mais, para entre cotas entre cerca 500/700m. No entanto, a partir da madrugada de domingo a possibilidade de precipitação já será reduzida, ou seja, haverá pouca possibilidade de chegar a nevar. Não obstante, sábado e domingo serão dias frios, com temperaturas baixas. Os valores de temperatura máxima nestes dois dias não deverão superar os 7 a 9ºC, sendo que os valores de temperatura mínima deverão rondar/ser inferiores a 0ºC, podendo em algumas zonas mais abrigadas serem próximos dos -5ºC.

Tendo em conta o padrão associado apela-se especial atenção para os efeitos dos valores baixos de temperatura, em especial junto das populações mais idosas. Especial atenção ainda para a condução, devido à possibilidade de formação de gelo nas estradas. Fruto das baixas temperaturas, prevê-se ainda formação de geada nestas madrugadas. Deverá verificar-se formação de geada branca nas zonas mais abrigadas/de vale (zonas menos ventosas), mas existe igualmente possibilidade de formação de geada negra em zonas mais expostas/desabrigadas/de maior altitude, onde a conjugação de valores baixos de temperatura (próximos de 0ºC) com condições de vento moderado e valores de humidade relativa baixos, poderá propiciar a formação de geada negra em algumas zonas desabrigadas.