Programa ‘Norte da Leitura’

28 Outubro 2008

Moimenta da Beira candidata-se a projecto regional de leitura e fomento de indústrias criativas

A sociedade da informação não é construída sem a informação social e as práticas culturais – substrato de qualificações e capacidades criativas alargadas e condição por excelência de competitividade nos tempos actuais. Uma população de base culturalmente enriquecida e participante oferece um campo de recrutamento de trabalho e empreendedorismo qualificados, estimula a valorização das actividades produtivas e é mercado de referência para bens e serviços de qualidade.

Iniciativa sectorial de base regional, o programa estratégico ‘Norte da Leitura’, candidatado no dia 06 de Outubro à medida do Eixo IV do Programa Operacional Regional do Norte ‘Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação’, apresenta-se com a ambição necessária a um programa regional de leitura criativa que a partir de motivos informacionais e artístico-literários se assume como marco de acção comum na territorialização de políticas públicas conexas à promoção da leitura, da cultura literária e da sociedade da informação. Associa-se a prioridades sectoriais do Plano Nacional de Leitura e do Plano Tecnológico e promove a cooperação intermunicipal dos equipamentos da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), reforçando o seu papel na estruturação dos territórios. O sistema de parcerias envolve 7 municípios na fase de arranque – Moimenta da Beira, Alijó, Amarante. Lousada, Montalegre, Penafiel e Peso da Régua –, um órgão de acompanhamento e avaliadores externos, que associam a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) e uma instituição de Ensino Superior.

Durante 48 meses, a partir de 2009, propõem-se mais de 1100 actividades intensivamente dirigidas a um universo de 13 mil utilizadores-alvo, uma plataforma colaborativa de gestão e serviços de proximidade em linha, um subprograma de formação-acção em estratégia organizacional e gestão da qualidade, a refuncionalização de espaços e recursos e, através dessa forte injecção da procura, o fomento da economia da cultura.
O ‘Norte da Leitura’ inscreve-se nas estratégias de afirmação competitiva do terciário superior, que assumem protagonismo crescente na qualificação dos territórios. O programa de acções, acentuado na qualidade e impacto público, é suportado numa filosofia gestiva inovadora no meio cultural, com o objectivo de aumentar a eficiência das acções enquanto rentabiliza os investimentos de infra-estruturação, aproveita ganhos de escala na economia, qualidade e impacto, expande o capital humano dos beneficiários e sustenta resultados perenes – nos processos organizacionais, na qualidade percebida e na formação de novos públicos. Corresponde, desde a concepção, à tripla perspectiva da sensibilização, geração de consumos e (re)produção de capital culturais, na medida em que assume dimensões relevantes de apropriação social e promoção dos territórios, enquanto alimenta um microcluster (regional) de indústrias criativas.

Os resultados da candidatura conjunta serão conhecidos em finais de Janeiro de 2009.