Câmara legaliza bairro da Barragem de Vilar

09 Julho 2013
É uma vitória da autarquia, que foi persistente e audaz no combate e na resolução de um processo que já durava há décadas. Foi um passo de gigante rumo aos anseios legítimos de dezenas de pessoas que há muitos anos aguardavam pelo desfecho agora alcançado.

A ‘história’ já levava quase trinta anos, até que, finalmente, e depois de vencida uma batalha feroz contra inúmeros obstáculos burocráticos, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira consegue registar o alvará de loteamento de todo o bairro da Barragem de Vilar (63 casas e nove lotes de terreno para construção), e está agora em condições plenas de avançar com a celebração da escritura pública definitiva de compra e venda com os moradores que já tinham assinado com a autarquia contratos-promessa de compra e venda.

O conjunto habitacional da Barragem de Vilar era propriedade da EDP e foi adquirido pela autarquia em Julho de 1984. Datam dessa altura os primeiros contratos-promessa dos moradores, desejosos por comprarem as casas que habitavam. O processo não foi avante porque esbarrou numa escritura pública celebrada de forma defeituosa e incompleta e depois na espiral de desmembramento da estrutura orgânica da EDP, que bloquearia o avanço da venda das casas aos seus moradores.

O bairro da Barragem de Vilar foi construído no fim da década de 1950 para albergar os trabalhadores que erigiram a barragem naquele troço do rio Távora. A estrutura seria inaugurada, em 1965, pelo então presidente da República Américo Tomás.