602 alunos plantam 602 árvores

17 Março 2014

Uma árvore por cada aluno. É assim que vai ser comemorado o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, em Moimenta da Beira, durante a manhã da próxima sexta-feira, 21 de março.

602 crianças do pré-escolar, do 1º ciclo do ensino básico e da Unidade de Apoio à Multideficiência vão plantar outras tantas árvores nos terrenos adjacentes da pista de todo-o-terreno, no Alto da Portela, em Leomil, Moimenta da Beira. A iniciativa é da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Leomil.

“A árvore e a floresta, como temas de destaque neste dia, permitem que estes jovens tenham um encontro com os processos relativos à plantação das árvores através de uma aprendizagem adquirida pelo contacto directo com elas, contribuindo para a valorização da floresta nos seus mais diversos aspectos. Conhecer, respeitando o seu trabalho, algumas das instituições envolvidas na plantação/construção da floresta, na manutenção e preservação, acompanhados por todos aqueles que desenvolvem campanhas de sensibilização e de defesa integradas nos mais diversos contextos, especialmente na problemática dos incêndios florestais, são uma parte significativa do que aqui se pretende vincar na formação dos nossos alunos”, explica a autarquia.

O programa, que tem início às 9 horas, inclui animação, intervenção dos autarcas e uma explicação dos procedimentos para a plantação, pela associação “Lobos Uivam”.

O evento tem como parceiros, além da Câmara e da Junta de Freguesia de Leomil, os Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, o Agrupamento de Escolas, a AMAI, a Santa Casa da Misericórdia, a Associação de Pais e Encarregados de Educação, a associação Lobos Uivam, o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Comando Territorial de Viseu, da GNR, os Sapadores Florestais de Leomil, a Fiscalização Municipal e a Proteção Civil de Moimenta da Beira.