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Douro <i>in</i> Objectiva

23 Setembro 2008

É já reconhecida a importância do turismo a nível mundial. Onde há trânsito há movimento, onde há movimento há riqueza.

O turismo é uma actividade complexa, diferenciada no tipo de oferta, na dimensão, no grau de desenvolvimento regional, na velocidade de crescimento e na variedade e dimensão temporal.

Actores públicos e privados, conscientes destas novas dinâmicas e da sua aplicação ao território douriense, prospectivaram, ao abrigo do Quadro de Referência Estratégica Nacional - QREN, linhas orientadoras para capitalizar valências distintivas directa, e indirectamente ligadas ao turismo, donde resultou um processo de interacção e de participação social, direccionado para a definição e prossecução de objectivos comuns: tornar o Norte de Portugal numa das regiões de maior crescimento turístico nos próximos anos, objectivos estes, que podem ser concretizados a partir das grandes oportunidades que emergem para a NUT II – Norte, oriundas do QREN (Quadro Referência Estratégica Nacional) 2007-2013, assentes na estratégia - uma região, quatro destinos: Porto, Douro, Trás-os-Montes e Minho, sendo o Vale do Douro "o pólo turístico prioritário".

Face a estes pressupostos com nos identificamos inteiramente, e porque somos agentes locais público/privados inseridos no Pólo Turístico Douro, devemos, e queremos, participar activamente no processo de afirmação deste (sub)-destino turístico do Norte de Portugal.

Com base nesta vontade, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira e o Empreendimento Turístico TER “Moinhos da Tia Antoninha”, idealizaram um projecto de promoção e divulgação do Douro a partir da fotografia, intitulado “Douro in Objectiva”. Projecto este que contará com a presença de parceiros e fotógrafos de renome internacional.

Para a operacionalização deste tão desejado e ambicioso projecto (que pretende convergir para a estratégia nacional de turismo - tornar o Douro num Pólo Turístico de Projecção Internacional) é imperativo apostar na gestão pró-activa da relação com prescritores, no apoio de painéis por mercado emissor formados por líderes de opinião dos respectivos mercados e contar com a participação das agências regionais de promoção turística e das representações económicas de Portugal no estrangeiro.

Desta forma, o Pólo Turístico Douro e a área do grande Porto (Gaia, Porto e Matosinhos) no período de 15 a 25 de Setembro, receberá uma equipa de 10 fotógrafos de renome internacional oriundos dos Estados Unidos da América, Áustria, Bélgica e Eslováquia, para fotografarem as valências ímpares do Douro que nos conferem uma identidade e que constituem o compósito dos produtos turísticos considerados estratégicos para o Norte de Portugal, projecto este que conta já com a participação da Fuji Film de Portugal, Delegação do AICEP de Viena – Áustria e a Sociedade Austríaca para a Fotografia e financiamentos da ADETURN, Associação de Municípios do Vale do Douro Sul e possivelmente da Estrutura de Missão do Douro.

Acredita-se que o cluster fotografia/turismo faz emergir actividades para além de ser a combinação perfeita para a promoção e divulgação de um destino turístico, razão pela qual se esboçou um mix de comunicação que visa as seguintes acções:
a) Criação de um Site “Douro In Objectiva”;
b) Criação de uma publicação onde figurará as 10 melhores fotografias de cada fotógrafo;
c) Criação de uma colecção de postais de luxo sobre os atractivos turísticos do Douro;
d) Criação de um serviço baseado em localização geográfica para utilização nos sistemas de navegação GPS;
e) Produção de conteúdos fotográficos para exposição itinerante e fixa.

O desenvolvimento destas acções tem na sua génese o trabalho dos fotógrafos, que assenta na captação de imagens das valências patrimoniais naturais e culturais (património edificado, tradições, gastronomia, vinhos, etc.) que conferem características distintivas ao território alvo, e que converjem para os 5 produtos estratégicos de turismo definidos no PENT para o Norte de Portugal, com especial incidência no Douro (Touring Paisagístico Cultural, Saúde e Bem-Estar, Turismo Natureza, Tours de Vinho e Gastronomia, City Short Breaks).

O objectivo primordial deste trabalho assenta na Criação de um mix de promoção que reflectirá o trabalho dos fotógrafos num âmbito nacional e internacional, no desiderato de se fomentar o incoming a partir de estratégias de promoção e divulgação do destino turístico Douro.

Dada a projecção regional e nacional que se pretende dar a este projecto, a promoção será protagonizada e assumida pela Associação de Municípios do Douro Sul, com a intenção de alargar a parceria a todos os municípios do Pólo Turístico Douro.

Foto: DR