Passar para o Conteúdo Principal

Tempo adverso com vento e chuva vai manter-se durante os próximos dias

Imagem 1 1024 800
09 Março 2018
O tempo instável que se tem vindo a verificar ao longo das últimas duas semanas em Moimenta da Beira e na região irá continuar nos próximos dias. Assim, no sábado e domingo, dias 10 e 11, as condições climatéricas deverão continuar adversas, em especial a nível de vento e precipitação. Embora com ligeiro desagravamento, o tempo instável deve também verificar-se segunda e terça, dias 12 e 13, devendo voltar a sofrer novo agravamento mais significativo no dia 14, quarta-feira. As previsões são da Ibermeteo.

A nível de precipitação, para sábado e domingo, esperam-se acumulados pontualmente elevados quer em intervalos de até 3horas, quer em intervalos de 24h e 48horas. Em intervalos de até 3horas pode registar-se um ou outro/alguns períodos com acumulados superiores a 10mm/15mm, sendo que em 24horas de podem registar acumulados a rondar ou até acima de 20-30mm e em 48horas a rondar os 50mm. Tendo em conta a instabilidade prevista, também não é de excluir a possibilidade de trovoada e granizo. Contudo, como habitual nos casos de trovoada e granizo, caso tal chegue a ocorrer, será pontual e disperso/localizado. A ocorrência de queda de neve nestes dois dias será pouco provável na generalidade da região, podendo apenas, no limite, registar-se queda de neve acima dos 900/950m na madrugada de domingo, ou seja, nas zonas mais altas da Serra de Leomil.

Quanto ao vento, espera-se também que este seja intenso em alguns/vários períodos. As zonas mais altas do concelho de Moimenta da Beira como Alvite, Peravelha, Caria, S. Torcato, S. Martinho e Serra de Leomil deverão, como de costume, ser as mais afetadas por valores de vento e rajada mais elevados. Tendo em conta o cenário previsto, espera-se que o período de vento mais intenso possa ocorrer entre a noite de sábado e a manhã de domingo, em especial nas zonas mencionadas, onde o valor de rajada máxima se pode aproximar/rondar os 100/110km/h.

Considerando o cenário previsto, recomendamos que será importante ser considerado, atendendo ao mencionado, que se pode verificar o risco/voo de objetos em suspensão/soltos ou até queda de ramos/árvores, devido à previsão de vento intenso, e ainda a possibilidade de pequenas inundações localizadas em zonas baixas/próximas de cursos de água, fruto da previsão de precipitação intensa em curtos períodos.