Passar para o Conteúdo Principal

Frio, temperaturas baixas, formação de gelo/geada e geada negra

Imagem 1 1024 800
02 Fevereiro 2018
Os dados mais recentes mostram que os próximos dias e próxima semana deverão ser marcados por descida da temperatura e tempo frio na região de Moimenta da Beira. Tendo em conta o padrão estimado, recomenda-se cuidado adicional para os efeitos do frio/descida da temperatura, em especial na população mais idosa, não só pelo facto de o efeito de sensação de frio poder ser acentuado com a conjunção de vento moderado, mas também pelo facto de estarem previstos alguns dias seguidos com temperaturas baixas. As previsões e o alerta são da Ibermeteo.

Ora, prevê-se que nos dias que aí vêm, em especial a partir de terça-feira, dia 6, os valores de temperatura mínima irão ser baixos e com possibilidade de serem inferiores a 0ºC. Nas zonas mais abrigadas, os valores podem rondar e ser inferiores a -5/-7ºC. Com as temperaturas baixas previstas, espera-se ainda a possibilidade de formação de gelo/geada nas noites/madrugadas, sendo que esta deverá ser mais provável nas zonas mais baixas/abrigadas e viradas a norte.

Em zonas mais altas/expostas ao vento, os valores de temperatura mínima devem oscilar entre 0 e -5ºC a partir de terça. Esperando-se situações de vento moderado/com alguma intensidade, tal significa que, a conjunção de vento moderado com temperaturas negativas e humidades relativamente baixas, proporcionará condições para ocorrência de geada negra nas zonas mais expostas ao vento/montanhosas/desabrigadas. A conjunção de períodos de vento moderado com temperaturas baixas fará ainda acentuar a sensação de frio e desconforto térmico ao longo destes períodos. Os valores de temperatura máxima também deverão ser relativamente baixos, não devendo exceder os 6/7º.

Os dados de hoje, sexta-feira, 2 de fevereiro, mostram ainda que a próxima semana deverá ser maioritariamente seca, ou seja, com poucos eventos de precipitação. Ainda assim na noite de sábado para domingo (de dia 3 para dia 4) não se exclui possibilidade de um pouco de chuva fraca e passageira, podendo tal, no limite ocorrer sob a forma de neve, em especial nas zonas mais altas da Serra de Leomil. Durante o resto da semana a possibilidade de precipitação deverá ser relativamente reduzida, dado que o padrão deverá ser maioritariamente seco.

Ainda assim, tendo em conta as temperaturas baixas previstas, caso possa vir a ocorrer algum momento de instabilidade ligeira e precipitação, esta pode vir a ocorrer sob a forma de neve, podendo até existir possibilidade de tal ocorrer em cotas mais baixas do concelho/região, considerando as temperaturas baixas que se esperam. Contudo, como ainda estamos a uma distância temporal considerável, podem verificar-se alterações no que diz respeito à previsão de precipitação. Deste modo, recomendamos a vossa atenção para a possibilidade de envio de informação adicional durante a próxima semana, caso se verifiquem alterações em relação à previsão de possibilidade de queda de neve.