Passar para o Conteúdo Principal

Mais vento do que chuva a partir de quarta-feira, na região de Moimenta da Beira

1 1 1024 800
21 Novembro 2017
Os dados de hoje mostram que a partir de amanhã, quarta-feira, 22 de novembro, o estado do tempo deverá tornar-se algo instável na região de Moimenta da Beira, fruto da aproximação de um sistema frontal proveniente do Atlântico. Os seus efeitos deverão traduzir-se sobretudo em vento mais intenso embora se espera também alguma precipitação. As previsões são da “Ibermeteo”.

O vento deverá então ser o parâmetro meteorológico que deverá sofrer mais os efeitos desta depressão, e já a partir de amanhã, quarta-feira, dia 22. Com o avanço deste dia espera-se que se torne moderado a forte, com rajadas que, em especial nas zonas mais altas da região, como a Serra de Leomil, Peravelha, Alvite, Caria, S. Torcato e S. Martinho podem atingir os 80 a 85km/h. No dia de quinta-feira o vento deverá ainda continuar algo intenso nas regiões norte e centro, mas um pouco menos que no dia anterior. Contudo para sexta-feira, dia 24, deverá novamente registar-se um aumento de intensidade do vento, novamente mais pronunciado nas zonas montanhosas mencionadas, onde o valor de rajada máxima pode aproximar-se dos 80-90km/h. Nota adicional para o facto de, em especial na quarta-feira, a conjugação de vento intenso com tempo seco poder aumentar o risco de incêndio, já que para este dia os valores de precipitação previstos devem ser muito baixos/nulos e mais confinados à parte final do dia.

Relativamente à precipitação o padrão encontra-se ainda algo indefinido e variável, o que significa que podem ainda ocorrer algumas variações quer na quantidade quer na duração da precipitação prevista. Ainda assim, os dados mais recentes apontam para que o período entre sexta-feira e sábado possa ser aquele com mais tempo e quantidade de precipitação, que pontualmente pode ser já moderada e com alguma persistência, não sendo de excluir possibilidade de, entre sexta-feira e sábado se poderem vir a registar acumulados já perto/a rondar os 20 a 30mm em intervalos de até 24horas.