Passar para o Conteúdo Principal

Moimentense recebeu ontem “Prémio António Arnaut” por trabalho de investigação sobre gestão em saúde

26 Outubro 2017
Mário Figueiredo Bernardino, natural de Alvite, Moimenta da Beira, recebeu ontem, quarta-feira, 25 de outubro, o “Prémio António Arnaut” pelo trabalho de investigação “Gestão em Saúde. Organização Interna dos Serviços”. A distinção, instituída pelas Edições Almedina, é constituída por uma remuneração pecuniária de três mil euros, assegurada integralmente pela Fundação Calouste Gulbenkian, e pela publicação do trabalho premiado, assegurada pelas Edições Almedina. O prémio foi entregue por Cecília Santos, das “Edições Almedina” em cerimónia que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Mário Bernardino é licenciado em Direito, tem uma Pós-Graduação em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública e o Curso Avançado de Gestão Publica (CAGEP) no Instituto Nacional de Administração. Integrou e presidiu vários Conselhos de Administração de hospitais. É Professor Auxiliar convidado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Lecionou as disciplinas de Gestão de Materiais e Aprovisionamento, Logística e Aprovisionamento, Distribuição e Aprovisionamento em Unidades de Saúde, e Administração de Unidades de Saúde. Docente convidado no Curso de Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Moderna (Setúbal), módulos “Despesas e Contratação Públicas” e “Compras nos Serviços de Saúde. E consultor e formador nas áreas de operações, logística e compras públicas desde 1997.

Já publicou dezenas de artigos de investigação em revistas e diplomas da especialidade, e é autor das seguintes obras patenteadas pelas Edições Almedina, SA. – Coimbra: "Aquisições de Bens e Serviços na Administração Pública", em novembro de 2000; "Aquisições de Bens e Serviços na Administração Pública - 2.ª Edição revista e atualizada", em julho de 2003; "Aquisições de Bens e Serviços na Administração Pública - 3.ª Edição revista e atualizada", em maio de 2006; "As Compras e a Gestão de Materiais - especificidades na Administração Pública", em maio de 2012; e, por último, a premiada “Gestão em Saúde. Organização Interna dos Serviços”, em setembro de 2017.

Na decisão argumentativa que sustentou a atribuição do “Prémio António Arnaut” a Mário Bernardino, o júri escreve que “os serviços de saúde são organizações diferentes que exigem respostas singulares a reiterados desafios importantes e imprevistos. O objetivo da gestão é criar as condições para, sem perda de eficiência, majorar a flexibilidade e a capacidade de adaptação aos processos contínuos de mudança nas organizações. Como instituições peculiares e tendo em consideração a complexidade e diferenciação dos serviços de saúde, há necessidade de antecipar a evolução das práticas instituídas para seleção das técnicas de gestão adequadas. Este trabalho (de Mário Bernardino) apresenta uma sistematização dos conceitos sobre função e estrutura das organizações de saúde e propõe-se reunir os conhecimentos fundamentais sobre a organização interna dos serviços. Ambiciona-se dispor de um manual com reflexões sem intenção de elaborar conceitos, mas sugerir perspetivas e constituir-se como um auxiliar de gestão desses serviços”.
Pr_mio__2_
Pr_mio__3_
Pr_mio__4_
Pr_mio__5_