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Universidade de Aveiro vem a Moimenta ensinar jovens a lidar com o dinheiro

19 a 29 Nov '13
Durante três dias desta semana, terça, quarta e quinta-feira (26, 27 e 28 de Novembro), três monitores da Universidade de Aveiro darão ‘aulas’ de combate à iliteracia financeira a jovens dos sete aos 17 anos.

Durante três desta semana, terça, quarta e quinta-feira  (26, 27 e 28 de Novembro), três monitores da Universidade de Aveiro darão ‘aulas’ de combate à iliteracia financeira a jovens dos sete aos 17 anos.

O projecto “Educação+ Financeira” é uma iniciativa conjunta do “PmatE – Projecto Matemática Ensino”, da Universidade de Aveiro, e da Caixa Geral de Depósitos, e conta com o apoio da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira. Decorrerá na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro.

O objectivo nuclear é sensibilizar, estimular e mobilizar os jovens para as questões da educação financeira, já que os conceitos de educação financeira e literacia financeira têm-se vulgarizado, durante a última década, como resultado da crescente preocupação com a fraca capacidade das pessoas para lidar com as suas finanças pessoais.

A iniciativa consta, basicamente, de uma exposição itinerante com actividades inte-ractivas que colocam os visitantes perante desafios, confrontando-os com as esco-lhas relativas à gestão do seu dinheiro no dia-a-dia – ganhar, gastar, poupar e investir.

O primeiro objectivo é despertar neles a curiosidade, o espírito crítico e o interesse que os levem a aprofundar conhecimentos, a desenvolver atitudes e a adoptar comportamentos socialmente responsáveis, de cidadania.

A exposição é modular e apresenta conteúdos adaptados às diferentes faixas etárias, que dão ênfase à experimentação e ao jogo. É uma forma de estimular os visitantes e a escola para a exploração didática dos temas da educação financeira, de forma sistemática e continuada. As visitas são organizadas pelas escolas em função da idade dos alunos e das três atividades disponíveis:

Dinheiro para quê? – Módulo I
Destinado aos alunos do 1º e do 2º ciclo. Com esta atividade, pretende-se que os jovens apreendam o valor e as funções do dinheiro (o que é que representa na vida das pessoas), através de uma viagem pela história do comércio de bens e serviços, das trocas diretas até ao aparecimento da moeda.
Numa primeira fase, os alunos trocam produtos por produtos, até atingirem um objetivo de jogo, tendo em conta uma tabela de conversão. Posteriormente, trocam esses produtos por dinheiro que, no final, depositam no banco.

Alguns conceitos envolvidos:
- Educação financeira: moeda (visão histórica, valor, funções, circulação), bens (necessidades, aquisição, valor), banco, depósito bancário.
-Matemática: grandeza, unidade de medida, cálculo.

Como Gastar o Dinheiro? – Módulo II
Dirigido aos estudantes do 3º ciclo. Procura-se, com esta actividade, sensibilizar os jovens para a importância do consumo responsável, para o valor do trabalho e dos hábitos de poupança, tendo em vista a realização de objetivos e gastos pessoais.
No início do jogo, é entregue um cartão de desafio a cada aluno. Colocado perante uma necessidade a satisfazer, que implica uma despesa, o aluno tem de escolher a opção mais correcta. A seguir, tem de trabalhar para ganhar o dinheiro necessário. Depois de comprar o produto ou serviço, deposita o que sobra no banco. No momento do depósito o aluno tem, também, de calcular o juro que aquele dinheiro vai render.

Alguns conceitos envolvidos:
- Educação financeira: orçamento pessoal, consumo responsável, rendimento, despesa, poupança, banco, depósito bancário, juros, taxa de juro.
- Diversos conteúdos das áreas curriculares da matemática, português, física, biologia, geologia, etc.
- Matemática: cálculo.

Compro ou não compro? – Módulo III
Vocacionado para alunos do ensino secundário e público em geral. O propósito da actividade é sensibilizá-los para as questões relacionadas com a gestão do orçamento pessoal (rendimento, despesas pessoais, poupança, recurso ao crédito) e para as consequências das suas decisões. O sobreendividamento, por exemplo!
Através de um simulador, os participantes escolhem um personagem com um determinado perfil e têm de gerir o seu orçamento durante 12 meses. Durante o jogo, além das despesas de caráter regular, são confrontados com estímulos e contrariedades como os que se colocam a cada um de nós na vida real (despesas imprevistas, oferta de diferentes bens e serviços, possibilidade de recurso ao crédito, etc…) e com a necessidade de tomar decisões.

Alguns conceitos envolvidos:
- Educação financeira: orçamento pessoal, consumo responsável, rendimento, despesa, poupança, endividamento, sobreendividamento, banco, depósito bancário, crédito, juros, taxa de juro, TAEG.
- Matemática: cálculo, grandezas.
- Filosofia: ética, moral, responsabilidade social, cidadania.