Passar para o Conteúdo Principal

Caminhadas culturais, paisagísticas e gastronómicas em Moimenta da Beira

10 a 11 Jun '17
1 1 970 2500
É um fim de semana pelas Terras do Demo (10 e 11 de junho). Dois dias com caminhadas, visitas a locais históricos e culturais, provas de espumante, gastronomia tradicional, leitura de poesia de Aquilino Ribeiro, mergulhos na praia fluvial de Vilar (para quem quiser), um sem-número de atividades que se vão desenrolar no riquíssimo espaço monumental e territorial do concelho de Moimenta da Beira. O evento, com inscrições abertas a número limitado de 28 pessoas, é organizado pela “Associação de Solidariedade Social de Arcozelo da Torre” (ARCA), Moimenta da Beira, em parceria com a “Sentir Património”, uma associação de Felgueiras dedicada à organização e promoção de atividades culturais.

Serão as caminhadas, a primeira no sábado, pela Serra de Leomil (27km), e a segunda no domingo, pela albufeira de Vilar (13km), que vão levar os caminheiros aos pontos maiores de interesse: torres eólicas pintadas por Joana de Vasconcelos e Vhils (as duas maiores obras de arte contemporânea do mundo, em altura); via romana; forno comunitário e igreja de Peravelha; capela do Penedo da Fonte Santa; planalto megalítico; zona histórica de Leomil; moinhos da Tia Antoninha; serra de Leomil; Terreiro das Freiras; albufeira e praia fluvial de Vilar; e igreja matriz de Vila da Rua.

O programa, que tem início às 9 horas de sábado, 10 de junho, com a concentração dos participantes marcada, 15 minutos antes, para um parque de estacionamento na vila de Leomil (coordenadas geográficas 40º 59’ 06.52” N / 7º 39’ 15.58” O), tem duas modalidades à escolha: 1) participação nas duas caminhadas, programa completo com refeições e dormida; 2) caminhadas em cada um dos dias, sem dormida. Mais informações pelos contactos telefónicos 935 825 440 ou 968 955 236.